quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cólicas Menstruais





Oi Meninas boa tarde!,hoje acho que estamos um pouquinho atrasadas não é mesmo?
Pois pedimos desculpas por isso,a explicação é que tivemos alguns probelmas com a net e não estamos conseguindo postar,mas graças a Deus agora estamos aqui e vamos atualizar tudinho.
Bem primeiramente gostaria que nossas leitoras que ainda não viram a postagem que foi postada hoje de manha,vissem as novidades que anunciamos...para isso é so clicar aqui!
Outra coisa que gostaria de avisar é já postamos la no Cantinho do Artesanato nossa primeira arte,que na verdade essa foi a Day quem fez,então para ver que coisinha mais linda é so ir na Pagina Cantinho do Artesanato e dar uma espiadinha,vai valer a pena,eu garanto.


Bem agora vamos a postagem de agora né (kkkk),é muita coisa pra falar que as vezes ate nos perdemos kkk.

A alguns dias pensei em fazer uma postagem sobre cólicas menstruais,coisa corriqueira em mulheres não é mesmo?
Pensando nisto ontem achei uma matéria super legal no site Minha Vida,e resolvi compartilhar com vocês aqui no blog Coisas de Mulher.


Saiba como evitar a cólica menstrual.


Quando vai chegando próximo do período menstrual, a mulher, além de enfrentar a famosa TPM, precisa também lidar com outro grande desconforto: a cólica. Chamada cientificamente de dismenorreia, se manifesta através de uma dor pélvica provocada pela liberação de uma substância (prostaglandina) que faz o útero contrair para eliminar o endométrio em forma de sangramento menstrual. Quando muito forte, a cólica pode estar associada a outros sintomas como náuseas, dor de cabeça e inchaço. 

E não pense que esse desconforto é incomum. Estima-se que, mais ou menos, metade da população feminina sente ou já sentiu cólicas menstruais. Conforme explica a ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, Helena Junqueira, a dismenorreia, quando primária, é apenas uma reação fisiológica do organismo, e não uma doença. O que varia é que pode se manifestar de maneira mais intensa - e até incapacitante - ou apenas como um leve desconforto.

A especialista esclarece também que a intensidade das cólicas pode alterar dependendo de alguns fatores. "Quanto maior o fluxo menstrual mais dor. A presença de coágulos e o tamanho do orifício do colo do útero são igualmente variáveis importantes", ensina. Isso explica porque as cólicas são mais comuns entre as adolescentes: o seu útero ainda é pequeno e o orifício de saída mais fechado.

Tratamento
 

Para a ciência, a dismenorreia se divide em duas categorias - primária ou secundária. No primeiro caso, é provocada pelo aumento da produção de prostaglandina, conforme dito anteriormente. Para essas mulheres, o tratamento mais comum é à base de medicamentos antiespasmódicos. Caso não surtam efeito para diminuição da dor, Junqueira explica que outra alternativa com excelentes resultados é a administração de anti-inflamatórios. 

A dismenorreia secundária é um sintoma provocado pelo organismo quando há presença de algumas alterações patológicas no aparelho reprodutivo, como aendometriose. Para esses casos, o melhor tratamento deve ser indicado pelo médico, não apenas visando o alívio da dor, mas sim, o combate à doença.  

Junqueira explica também que o uso das pílulas anticoncepcionais acaba tendo indiretamente efeito positivo contra a dismenorreia, já que o medicamento à base de hormônios gera atrofia no endométrio e diminui o fluxo da menstruação, minimizando consequentemente as dores da cólica. 

Recomendações
 


As cólicas menstruais podem ser amenizadas com algumas atitudes e mudanças de comportamento. Uma dica eficiente do tempo das avós é o uso de uma bolsa de água quente na região abdominal. Com o calor, os vasos sanguíneos sofrem dilatação, o que provoca a diminuição da dor. 

Outra recomendação da médica é que a mulher aprenda, durante sua vida fértil, a se conhecer cada vez melhor. Somente assim ela será capaz de identificar como a cólica e outros sintomas característicos da menstruação se manifestam no organismo.

Além disso, é importante a prática regular de exercícios físicos, que colaboram para reduzir o fluxo menstrual e os processos inflamatórios. "Uma dieta saudável também ajuda a equilibrar o organismo para que ele funcione melhor e, com isso, é arma importante contra as cólicas. Portanto é recomendável que a mulher tome bastante líquido e coma muitas fibras", ensina Junqueira. 

Para finalizar, ela alerta que, no período pré-menstrual e durante a menstruação, é aconselhável evitar a ingestão de cafeínas (café, chás, chocolate).  

Retirado do site: Minha Vida
Todos os direitos do autor estão reservados,por isso não republique esta matéria sem uma autorização prévia do site Minha Vida.Obrigado.
Meninas espero que tenham gostado desta matéria,pois muito me ajudou também.Eu sofre bastante com cólicas e vou seguir estas orientações.Lembrando que qualquer sintoma é legal que vocês procure um médico especialista para receber maiores informações ok.
Vamos ficando por aqui,e mais tarde voltamos com mais coisas ok.
Bjus
Bom fim de tarde!
Nanda e Day

3 comentários:

  1. Ninguéém merece essas dores, né?
    Adooorei as dicas!
    Beeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  2. odeio cólicas, arg! as dicas são ótimas pra poder aliviar essa dor horrível ;x

    Obrigada pelo carinho no blog :D
    Beijos!
    http://sorvetedecupu.blogspot.com/
    @sorvetedecupu

    ResponderExcluir
  3. Olá flor!
    tudo bom?
    E gostei muito das dicas, já sofri muito com cólica, mas desde que descobri o remédio PONSTAN, não tive mais um dia de cólica. Começa a encomodar ai já vou tomo meu remédinho e caso solucionado rs.
    Beijokas
    Dani
    http://cantinhopramulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem? Gostou do posts? Deixe seu comentário ou crítica ele é muito importante pra nós. Obrigado por nos fazer blogueiras felizes =D. Fique a vontade. volte sempre! Deus te abençoe.
Obs: todas as pessoas que me visitarem e deixarem comentários,nós retribuiremos a visita e tambem comentaremos.
Caso queira entrar em contato conosco o email é:
coisasdemulher0707@hotmail.com

Obrigado por sua atenção!